Colégio Estadual em parceria com UEFS realiza seminário sobre Racismo

O seminário será realizado no período de 09 a 11 de maio, no anfiteatro do Instituto de Educação Gastão Guimarães, e tem como objetivo estimular uma rede de colaboração entre professores da educação básica e pesquisadores da UEFS, em torno de intervenções voltadas para educação das relações étnico-raciais, baseadas no tema do Racismo Científico.

O racismo científico diz respeito a práticas e discursos das ciências que estiveram/estão envolvidos na determinação de padrões excludentes e em processos de segregação de grupos humanos, com base na categoria raça. Pretende-se discutir no seminário formas pelas quais a história do racismo científico nos permite tratar de temáticas que se alinham às demandas da educação das relações étnico-raciais, ao promover, por exemplo, a compreensão da história de construção do conceito de raça e seus diversos usos sociais, e o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a origem e formas de manutenção das falsas ideias de superioridade/inferioridade biológica/intelectual de certos grupos étnico-raciais em relação aos outros.

Serão realizados grupos de discussão sobre temas como miscigenação, embranquecimento e identidade, intolerância religiosa e Racismo, (in)visibilidade da identidade e alterização dos indígenas, discursos da Genética contemporânea sobre raça e políticas afirmativas, corpo negro, estereotípicos e ações afirmativas, o negro na literatura, articulação entre gênero e raça na formação para ação sócio-política. Parar tanto serão compartilhadas propostas e experiências de ensino voltadas para essas temáticas e apresentados resultados de pesquisas na história do racismo científico, que possam alimentar futuros grupos de trabalho para desenvolver intervenções educacionais em educação das relações étnico-raciais.

A participação é aberta a professores da educação básica da rede pública de ensino de Feira de Santana e aos estudantes dos cursos de licenciatura da UEFS que tenham interesse e/ou experiência na temática. Inscrições poderão ser feitas pelo e-mail cienciaracaeliteratura@gmail.com ou presencialmente no dia 09.05 das 8:00 às 9:30.

Segue programação:

 

 

seminário racismo cientifico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *